Pequenas empresas: 11 dicas para montar uma estratégia de marketing digital
- Atraindo Clientes
- 29 de out. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2020

O planejamento do seu marketing online deve ser acompanhado de muito estudo, para entender bem o contexto da sua empresa e o que ela necessita. Não é só ver o que outras empresas estão fazendo e copiar, porque nem sempre aquilo também servirá para a sua. Cada marca tem sua particularidade, e você deve explorá-la para ter os melhores resultados.
Nesse artigo damos 11 dicas para te auxiliar nessa jornada. É importante lembrar de fazer uma auto avaliação, já que estratégia de marketing não é uma receita de bolo!
1- Analise o segmento no qual sua empresa está inserida
É essencial saber todos os fatores que influenciam o posicionamento do seu negócio no mercado antes de montar uma estratégia completa de marketing. Ter em mente as oportunidades, as fraquezas e as expectativas sobre sua empresa ajudará bastante o planejamento.
A análise deve ser tanto no contexto do microambiente, isto é, fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e público-alvo, quanto no macroambiente, que é o âmbito mais geral, como a cultura, economia, política, demografia, tecnologia e jurídico.
Feito isso, as metas serão mais claras e os obstáculos mais visíveis, o que permitirá a sua estratégia ser o mais realista e objetiva possível.
2- Conheça seu público-alvo
Depois dessa análise geral, é importante investir um tempo para conhecer seu público-alvo. Pergunte para alguns de seus clientes como conheceram sua marca, o que os convenceram de comprar seu produto, o que admiram nele, etc. É importante colecionar histórias de como sua empresa influenciou na vida das pessoas.
Anote informações como idade, gênero, profissão, interesses, canais de mídias sociais mais usados e muito mais. Elas ajudarão a conhecer quem é seu público-alvo e como ele se comporta online.
Além do engajamento pessoal que essas pessoas têm ou tiveram com você, é também importante observar a interação com as outras marcas.
Como funciona a jornada de compra delas?
3- Estude sua concorrência
Aprenda com a sua concorrência, seja pelos seus erros ou acertos. A comparação competitiva serve para agregar diferencial ao seu produto. Ao estudar empresas do mesmo ramo que a sua fica mais fácil de pensar o que mudar ou adicionar à sua marca, sendo por críticas ou inspiração.
Para essa pesquisa se tornar mais fácil, crie uma tabela no excel, por exemplo, com uma coluna de ideias boas e outra com alertas a não serem seguidos.
4- Planeje tudo
Tenha bem definido as estratégias, as ações e o orçamento disponível, de preferência por escrito e de forma clara. O planejamento é basicamente a soma dos dados analisados com o objetivo que se deseja alcançar. Portanto, é importante estar ciente da realidade do seu negócio para evitar investimentos ou ações desnecessários e/ou desproporcionais.
5- Tenha atenção na comunicação com o cliente
Como sua empresa irá se preparar e agir para manter o lead engajado no processo de venda? Procure definir padrões para que você ou sua equipe siga as estratégias definidas também na comunicação.
É inteligente considerar primeiro qual é a forma que seu público-alvo se comunica no dia a dia dele para sua empresa conseguir maior proximidade com ele na hora do contato.
6- Defina as métricas para acompanhar e monitorar o andamento das ações.
Após pôr os planos em ação deve-se acompanhá-los e analisar os resultados sempre. Mudanças de cenário podem ocorrer, o público pode apresentar comportamento diferente repentinamente, um novo concorrente pode aparecer... Como lidar com essas situações?
Observe sempre as métricas e os indicadores pré-definidos na estratégia para acompanhar o andamento do seu marketing. Qualquer negatividade que apareça, mude algo.
7- Tenha seu site compatível com dispositivos móveis
O seu site é a sua loja virtual, então é claro que ele precisa estar o mais bonito, objetivo e direto possível. Mas, além da necessidade de ter um site e que ele seja ideal, ele precisa ser compatível com dispositivos móveis. Afinal, os smartphones representam 53,3% do tráfego global.

Considerando esse ponto tão importante, fizemos um post dedicado inteiramente à necessidade de ter um site compatível com a versão mobile.
8- Invista em SEO
SEO é a otimização do site para motores de busca, ou seja “o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais”. É uma estratégia que não exige muito investimento financeiro, mas de tempo.
Você pode executar diversas ações para melhorar sua posição no SEO do Google quando pesquisarem por palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio, como:
-Produzir conteúdos interessantes visando a maior permanência do visitante no seu site;
-Escolher boas palavras-chave e usá-las adequadamente;
-As palavras-chave escolhidas devem estar nas primeiras 100 palavras da sua postagem;
-Elas devem estar também no título e subtítulo;
-Criar backlinks para sites conhecidos e confiáveis para provar seu ponto;
-Garantir o bom carregamento da sua página.
9- Incorpore mídias sociais
As mídias sociais são onde os usuários passam a maior parte do tempo gasto na internet. Além disso, é um bom meio para manter um relacionamento mais próximo com seus clientes.
Também é importante criar um plano para as postagens nas redes. Dentre as ações mais comuns estão: posts sobre a funcionalidade dos produtos/serviços, campanhas de hashtags, criar sorteios/ brindes, marketing de influenciadores, e assim por diante.
Entretanto, é preciso analisar se o seu público alvo realmente usa as redes sociais e quais delas eles passam mais tempo e interagem mais. Por exemplo, se seu público for pessoas acima de 60 anos talvez a criação de perfis nas mídias não seja tão relevante, ou talvez criar só na plataforma do Facebook. Você precisa estudar esse ponto para saber onde e como aparecer.
10- Use marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo é um plano de atração de clientes sem a promoção direta da sua marca, mas que atrai o público por meio de conteúdos relevantes e valiosos para ele. É sobre ganhar clientes ao levar soluções para seus problemas e agregar no dia a dia deles, fazendo com que simpatizem com sua marca. É uma das melhores e mais modernas estratégias de aquisição de compradores. Aumente a conscientização, o relacionamento e o envolvimento com o seu público!
OBS: O Marketing de Conteúdo está diretamente ligado com o SEO do Google, caso o conteúdo em questão seja posts em blog.
11- Inclua e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia baseada no disparo de e-mails, que deve ser feito a partir da segmentação dos contatos em conjunto de ferramentas de automação, melhorando o processo de personalização das mensagens. Você pode usá-lo para informar sobre as postagens do seu blog, sobre novos produtos, promoções, etc- você decide qual tipo de captação fará.
Dentre as vantagens desse recurso tem o pouco ou nenhum investimento, o relacionamento com o público, a educação/ nutrição dos consumidores e a própria venda direta. Você também relembra as pessoas da sua marca frequentemente.
Gostou das dicas para sua pequena empresa? Caso queira conhecer mais desse assunto ou sobre algum outro que te ajude a potencializar seus resultados, fique de olho no nosso blog ou mande seu contato para nossos especialistas da Atraindo Clientes!
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