Gestor de mídias sociais: como saber qual contratar?
- Atraindo Clientes
- 12 de nov. de 2020
- 4 min de leitura

A popularização das plataformas e o público nelas cada vez mais inteirado fazem com que os gestores de mídias sociais se tornem mais importantes ao passar do tempo, transformando-se na peça chave em estratégias.
Consideramos a profissão de gestor de mídias sociais uma das mais importantes para cuidar do crescimento e da comunicação de uma marca nas redes.
Se você pensa em investir nessas plataformas, saiba que esse profissional te ajudará bastante.
Quer saber mais sobre o que essa profissão faz e quais as habilidades ela requer para entregar o resultado esperado? A gente conta!
O que faz um gestor de mídias sociais?
Basicamente ele se responsabiliza pelo gerenciamento, pelo aumento e pelo desenvolvimento da comunidade digital ao redor de uma empresa. Sempre objetivando relações positivas e duradouras com os seguidores e potenciais clientes. Mais especificamente, as tarefas são:
Aumentar a visibilidade e melhorar a reputação da marca;
Crescer o número de seguidores, de tráfego e/ou de assinantes;
Aumentar o engajamento e as conversões;
Criar novos canais para o serviço ao cliente;
A análise inicial
Ao ser contratado, o gestor precisa analisar a situação geral da empresa. Apenas tendo consciência de um quadro geral será possível traçar estratégias funcionais e que condizem com as atuais necessidades do contratante. Algumas perguntas essenciais que se devem fazer são:
-Como está a situação das redes e da comunidade digital da empresa?
-Qual o nível de engajamento, de tráfego, de conversões e de reações das publicações atualmente?
-Quais ações e estratégias os concorrentes estão usando?
-Que resultados estão obtendo?
-Quais publicações e conteúdos têm maiores possibilidades de alcançar o nosso público alvo?
Trabalho contínuo
Após o entendimento das necessidades, dos objetivos e dos recursos da empresa, o gerente das redes monta uma boa estratégia de Marketing Digital.
Compartilhar o conteúdo correto com a periodicidade adequada é um dos focos mais importantes da profissão.
É comum, principalmente em pequenas e médias empresas, que o Gestor de Redes Sociais planeje cada post, mas o melhor é que ele possa apoiar-se em ferramentas, profissionais de administração de redes e um copywriter especializado para poder dedicar-se totalmente no planejamento estratégico de um calendário editorial e na análise de resultados.
Entretanto, é perfeitamente possível ele trabalhar com as próprias mãos e obter resultados ótimos.
Quais as habilidades que o profissional precisa ter?
1- Redação impecável
Encontrar um erro gramatical pode ser um motivo de desconfiança no produto ou serviço da propaganda vista. Mesmo que não seja algo racional, quando encontramos esses erros tendemos a duvidar da credibilidade.
Na internet, o principal meio de comunicação são os textos, as imagens e os vídeos, sendo esses dois quase sempre acompanhados pelo primeiro.
Por isso, quase que obviamente, é importante que o profissional domine a língua portuguesa.
2- Comunicação excelente
A principal função do gestor de mídias é comunicar a mensagem da empresa de forma clara e adequada. Para isso, ele precisa entender como funciona a mente, a atenção e também as emoções do público.
A primeira coisa e a principal chamada de atenção é o tom da comunicação, que deve ser próximo ao do usuário de interesse para captar sua atenção.
3- Tato para críticas
Nossa comunidade online pode ser a mais carinhosa e comprometida, mas nunca irá conseguir evitar as críticas dos usuários.
Sempre haverá aquelas pessoas que gastarão seu tempo comentando negativamente nas redes sociais. Ou até mesmo clientes insatisfeitos com algum dos serviços, porque sabemos bem que é quase impossível agradar a todos, certo?
Contudo, lidar com esses comportamentos pode não ser fácil, por isso o contratado deve ser paciente e empático para não devolver a ofensa ao crítico, mantendo sempre o cliente e a imagem da marca acima de tudo.
4- Habilidade nas multiplataformas
Diferentes mercados trabalham com diferentes públicos. Cada perfil interage de uma maneira na internet de acordo com sua faixa etária, classe social, meio cultural inserido e outras N categorias que podem influenciar.
Alguns públicos estão ativamente inseridos no Instagram, outros nem conhecem essa rede e participam mais do Facebook, por exemplo. Por isso, é necessário que o gestor de mídias sociais tenha familiaridade com o máximo de canais de comunicação possível.
Ele precisará estudar o mercado da empresa e a sua persona para, então, montar um plano para as redes sociais. Dessa forma, se ele tiver conhecimento de experiência sobre só algumas mídias, talvez não vá conseguir corresponder às necessidades da marca.
5- Visão diferenciada e boa criatividade
Para chamar atenção nas redes sociais as marcas precisam se diferenciar das suas concorrentes. O trabalho de branding deve ser inovador.
A marca deve entregar mais do que o mesmo conteúdo compartilhado já “batido”, a autoridade das suas mídias será conquistada por meio da diferenciação.
Sendo assim, o profissional contratado deve estudar muito bem a área de atuação da empresa e seu público-alvo para entender o tipo de necessidade e interesse que deve responder e o tipo de comunicação que aquele tem.
A criatividade é essencial para ganhar a atenção dos consumidores e, assim, ocupar um espaço na mente deles como uma marca confiável, amistosa e próxima.
6- Boa análise para situações diversas
As métricas estão aí para serem acompanhadas e indicam ao responsável dos posts se o alcance está bacana, se o retorno está gratificante, etc.
Mas, além disso, o gestor precisa saber analisar situações no geral, principalmente a reação do público, não só pelas métricas.
Enfim, se o gestor das redes sociais souber lidar com improvisos do dia a dia, ter uma boa agenda de conteúdo e ser bem criativo já pode receber um voto de confiança. Entretanto, algumas empresas preferem contratar alguém com grande experiência no mesmo nicho delas. O que, claro, é compreensível, mas não essencial.
Gostou das dicas de como reconhecer um bom gestor de mídias? Caso queira conhecer mais desse assunto ou sobre algum outro que te ajude a potencializar seus resultados, fique de olho no nosso blog ou mande seu contato para nossos especialistas da Atraindo Clientes!
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