O melhor do mundo do Marketing Digital é justamente a possibilidade de analisar diversos dados das suas campanhas, frequentemente e em tempo real. Porém, muitos empreendedores, novos nesse ambiente, ainda possuem muitas dúvidas, o que é o esperado mesmo, já que são tantas informações!
O mais importante é ter em mente a importância de sempre avaliar como anda suas campanhas, para poder melhorar e otimizá-las de tempos em tempos.
Nesse artigo, vamos explicar como você pode mensurar seus resultados. O principal meio é através das métricas, e as principais estão a seguir.
Receitas e vendas:
· ROI (retorno sobre investimento): mostra a relação entre a quantidade de dinheiro ganho e a quantidade investida. Basicamente, é sobre o seu lucro;
· CAC (custo de aquisição por cliente): quanto é gasto na conquista de cada cliente;
· LTV (valor do tempo de vida do cliente): receita média que cada cliente gera ao longo do tempo;
· Ticket médio: valor médio que cada cliente gasta nos serviços/ produtos.
Campanhas pagas:
· CTR (taxa de cliques): quantos por cento das impressões se transformaram em cliques nos seus anúncios;
· CPC (custo por clique): quanto custa para levar uma pessoa até o seu site;
· CPL (custo por lead): quanto custa um lead (ação desejada no site).
Marketing de conteúdo:
· Visitas no site: quantas vezes seu site foi acessado diariamente;
· Tempo gasto no site: tempo médio em minutos que cada usuário gasta dentro de seu site;
· Taxa de conversão: razão entre o número de visitas na página e o número de visitantes que converteram (tomaram uma ação pré determinada, como baixar um e-book, pedir o orçamento, etc).
E-mail marketing:
· Taxa de abertura de e-mail: quantidade de pessoas da sua lista de e-mail que abriram o recado disparado por você;
· Taxa de cliques no e-mail: número de cliques nos links do recado enviado.
Para acompanhar todas essas métricas há várias soluções. Existem as ferramentas de web analytics, como o Google Analytics, a mais famosa. Elas permitem analisar a origem dos visitantes, bem como quantos são, as palavras-chave utilizadas nas pesquisas por eles, as taxas de conversão, o ROI, etc. Além disso, as próprias redes sociais, como o facebook, dispõem de ferramentas próprias de análise de resultados, assim como as plataformas de marketing digital, como o Google Ads.
A terceirização da medição também é uma alternativa, ou a utilização de softwares/ sistemas de relatórios de análise, como plataformas de automação de marketing, gerenciamento de conteúdo para redes sociais, etc.
Gostou de receber dicas de como mensurar seus resultados? Caso queira conhecer mais desse assunto ou sobre algum outro que te ajude a potencializar seus resultados, fique de olho no nosso blog ou mande seu contato para nossos especialistas da Atraindo Clientes!
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