Sua marca precisa ter um site mobile urgente!
- Atraindo Clientes
- 2 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2020

60% dos usuários da internet no Brasil têm como o principal meio de conexão seus celulares. Esses são os dispositivos mais usados entre a população adulta do país. Basta observar o comportamento das pessoas nas ruas, restaurantes, metrôs, recepções de médicos ou em qualquer outra situação do cotidiano para perceber que o celular faz parte do nosso dia-a-dia de forma intensa e praticamente essencial. O uso desse aparelho vem crescendo cada vez mais no Brasil, tendo, hoje, mais celulares do que pessoas no país.
Segundo a PNAD, 99,2% dos domicílios com internet utilizam ela pelo celular, tornando-o o equipamento o mais utilizado para esse acesso no nosso país. Nossos cidadãos gastam, em média, 4 horas e 45 minutos diariamente na internet apenas pelos dispositivos móveis, representando mais de 50% do tempo gasto online. Isso torna o Brasil o terceiro país em uso de internet móvel no mundo, atrás apenas da Tailândia e Filipinas.
Mas qual a relação, então, do uso crescente dos celulares e a necessidade de ter o site da sua empresa na versão mobile? Aqui vão algumas estatísticas que correlaciona esses dois fatos:
Desde 2015, o Google alterou seus algoritmos e passou a priorizar sites que são mobile-friendly (amigáveis para dispositivos móveis, na tradução literal). Ou seja, sites que são compatíveis tanto para desktop quanto para mobile têm preferência na página do Google. Dessa forma, se seu concorrente é compatível e você não é, a sua empresa fica para trás.
Se quer manter seu endereço online no topo da rede de pesquisa do Google, é requisitado um site compatível para celulares, além de outros pontos positivos, como anúncios bons e etc.
PÚBLICO JOVEM
Se o seu público alvo pertence às primeiras faixas etárias, é ainda mais necessário a compatibilidade do seu site. Dados mostram que 48% dos usuários da internet no Brasil têm entre 18 e 34 anos. Nessa faixa etária, 85% dos brasileiros utilizam celular.
Pesquisas do Think With Google mostram que 2 a cada 3 adolescentes estão fazendo compras pelo digital. Além disso, a geração Z é a principal compradora online, e por que essa geração prefere comprar pela internet? As quatro maiores razões são: é mais conveniente; têm melhores promoções; há possibilidade de ver várias marcas sem sair de casa e é mais rápido do que ir em lojas físicas.
Esses jovens consumidores são críticos e valorizam muito suas experiências em sites com designers agradáveis e responsíveis. É um público que vale muito a pena investir, mas que precisa de cuidado.
COMPORTAMENTO DO PÚBLICO
Entre os consumidores do Brasil, 30% têm feito compras pelos seus celulares. Se seu site não for responsivo, há 61% de chance dos usuários saírem da página (como mostra uma pesquisa do Think with Google). O carregamento lento, o design confuso e a má experiência como um todo são razões mais que suficientes para as pessoas abandonarem sua página e procurar outra (muitas vezes, a do seu concorrente!).

CONCLUSÃO
Não vale a pena deixar de lado uma adaptação tão importante para a sua empresa. Pelo contrário, mostramos aqui que é prejudicial, você pode perder clientes e fãs da marca.
Logo, se o objetivo é prosperar sua empresa no mercado, que deve ser o objetivo de todas, invista na versão mobile do seu site. Não é tão complexo, caro ou demorado. Vale a pena.
Gostou de saber sobre a importância do site mobile? Caso queira conhecer mais desse assunto ou sobre algum outro que te ajude a potencializar seus resultados, fique de olho no nosso blog ou mande seu contato para nossos especialistas da Atraindo Clientes!
Comments